Prova de literatura : resposta...

Category: , By m.regina
3-)Nós jovens vamos para a escola aprender o que a sociedade considera útil - logo importante - que saibamos para que assim possamos nos integrar a ela como bons cidadãos úteis aos seus interesses. Aparentemente a sociedade atual não considera útil que seus novos cidadãos tomem conhecimento das outras culturas que a originaram, e salvo apenas algumas questões morais e éticas do aprendizado, de fato não é, visto que o interesse principal dessa sociedade é especificamente o poder; Tudo gira em torno de se adquirir o domínio do mercado internacional, da industria, de novas tecnologia, do mercado de trabalho, de um lugar cada vez maior e maior dentro do espaço limitado onde habitamos: O mundo.

Mas apesar disso sabemos que nem sempre foi assim, sabemos que em algum lugar bem distante de nós já existiram outros povos, outra sociedade com outros princípios e costumes. E uma história bem diferente. e por mais que tentemos não enxergar, essa história ainda não acabou, povos indígenas e negros ainda lutam para manter sua cultura viva, e por seu espaço neste mundo que tornamos a cada ano menor.



Pessoalmente, eu não me dou muito bem com as idéias patrióticas da sociedade em que vivemos, mas ainda assim acho que todos, dos governantes ais cidadãos úteis e ativos deveriam entender que antes de brasileiros, brancos, negros ou índios, pobres ou ricos, homens ou mulheres, nós somos seres humanos, e que antes de sermos uma sociedade, um povo ou uma nação, somos uma raça, e que é dessa mentalidade que nossa raça precisa desesperadamente para se salvar dessa auto-mutilação que está acontecendo.
 

2 comments so far.

  1. Sib 2 de dezembro de 2008 às 07:32
    e qual era a pergunta?
  2. m.regina 2 de dezembro de 2008 às 08:00
    Era mais longa que a minha resposta...

Something to say?